Buscando uma programação cultural em Belo Horizonte? Confira essas exposições em cartaz nos meses de outubro e novembro!
A Casa Fiat de Cultura oferece duas exposições imperdíveis e gratuitas que exploram a arte e a cultura brasileira: “Nó – O Enlace da Renda e da Chita” e uma exposição dedicada ao renomado pintor José “Pancetti”.
Nó – O Enlace da Renda e da Chita
Essa exposição traz uma reflexão sobre o entrelaçamento das tradições e técnicas artesanais com a contemporaneidade.
Com curadoria de Fábio Furtado, essa mostra investiga a conexão entre a renda, representando a delicadeza dos fios, e a chita, símbolo popular de resistência e cor.
A Chita, tecido originariamente produzido na Índia começou a ser importada pelos portugueses para depois chegar ao nosso país.
A mostra reúne 25 modelos de renda e chita criados por renomados estilistas brasileiros e o acervo vai dos anos 70 até criações feitas especialmente para a exposição.

Essas obras revelam o trabalho de artistas que dialogam com essas técnicas, trazendo novas perspectivas sobre o uso de materiais tão enraizados na cultura popular brasileira.
A exposição fica por lá até o dia 01 de dezembro de 2024 e convida o visitante a explorar as sutilezas da renda e a força expressiva da chita, criando uma experiência imersiva que revela o potencial da arte têxtil em expressar a identidade cultural do Brasil.
Ao visitar a Casa Fiat de Cultura, você terá a oportunidade de ver como essas técnicas se encontram, formando um “nó” entre o passado e o presente.
“Pancetti na Casa Fiat de Cultura: o mar quando quebra na praia…”
Simultaneamente, a Casa Fiat de Cultura apresenta uma exposição dedicada ao pintor filho de imigrantes italianos, José Pancetti, um grande nome do modernismo brasileiro.
Autodidata e conhecido por suas representações serenas e minimalistas de paisagens marítimas, Pancetti se destacou ao traduzir em suas obras a tranquilidade dos mares e a solidão do cotidiano naval.
Com uma trajetória artística que o levou de marinheiro a um dos pintores mais conhecidos de sua geração, Pancetti capturou o que há de mais sublime nas paisagens brasileiras.
Suas pinturas revelam uma sensibilidade única, refletindo o amor pela natureza e pela simplicidade da vida cotidiana, principalmente ao pintar retratos de pessoas comuns.

Uma sessão especial desta exposição é o núcleo da família do pintor. Obras que nunca foram apresentadas ao público anteriormente e que retratam sua esposa, filha e singelos momentos de sua vida privada.
A exposição também conta com uma obra inacabada do artista, feita pouco antes de sua morte e, também inédito, um documentário sobre o artista, realizado por Ula Pancetti, sua neta.
Quem passar pela exposição também poderá “mergulhar” no mar em uma instalação imersiva com imagens e sons do mar, além de uma trilha de Dorival Caymmi, amigo de Pancetti, que cantava: o mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito…
A exposição “Pancetti: o mar quando quebra na praia…” fica em cartaz até 17 de novembro de 2024.
Lembrando que a entrada é gratuita e o local conta com uma programação diversificada.
Aproveite a visita para conhecer os outros pontos do Circuito Liberdade, como o Museu das Minas e do Metal, o CCBB, o Palácio da Liberdade, além de tirar inúmeras fotos pela Praça da Liberdade, que na nossa opinião é uma das mais bonitas do Brasil.
Belo Horizonte é uma cidade repleta de história, arte e cultura, e sempre há algo novo para descobrir!
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações: www.casafiatdecultura.com.br