Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Parque Municipal de Belo Horizonte

Parque Municipal de Belo Horizonte – Américo René Gianetti

O Parque Municipal guarda muitas curiosidades e a gente tem certeza que você que está lendo este texto guarda muitas memórias afetivas deste lugar, inclusive algumas fotos de infância por ali, não é verdade?

Um local que foi inaugurado antes mesmo da própria cidade onde está, merece um post só pra ele aqui no blog.

A gente passa na correria ali em frente que às vezes nem presta atenção no parque né? O que achamos mais interessante é o contraste do barulho do lado de fora com a paz e o silêncio que existem lá dentro, parece que  a gente passamos por um portal.

O local onde hoje é o nosso Parque, já foi a antiga Chácara do Sapo, afinal ali era um lamaçal cheio de… sapos!

E é interessante pensar que, como toda aquela área era uma fazenda, era um terreno preparado para pasto, então todas aquelas árvores que encontramos por lá foram plantadas, inclusive algumas árvores frutíferas que foram retiradas de quintais das casas do antigo Arraial do Curral Del Rey e que foram transplantadas lá utilizando maquinário próprio para isso.

O parque foi fundado três meses antes mesmo da cidade de Belo Horizonte, e em sua planta original ele tinha três vezes mais o tamanho que tem hoje.

Mapa Projeto Original Parque Municipal de Belo Horizonte
Mapa Projeto Original Parque Municipal de Belo Horizonte. Fonte: CMBH

Para se ter uma ideia, o Arrudas passava dentro do parque, assim como o Córrego do Acaba Mundo, que nasce na Serra do Curral e desce a Afonso Pena, porém hoje totalmente encaixotado por galerias subterrâneas, assim como diversos rios da nossa capital, infelizmente.

Já as lagoas do Parque são alimentadas por várias nascentes que existem na região.

Ele foi projetado para ser o maior e mais bonito parque urbano da américa latina. No início a elite belo-horizontina frequentava o parque, até porque nesta época, era muito chique andar na Afonso Pena, principalmente os mais jovens quando faziam o famoso footing.

Lembra do post onde falamos sobre alguns projetos de Belo Horizonte que não saíram conforme a planta original?

Aconteceu também com o nosso parque, afinal para o seu interior foram pensados um Cassino, um restaurante, observatório meteorológico, 04 praças nas suas extremidades e mais duas Praças para serem suas entradas, mas que por falta de recursos ou planejamento efetivo, não foram concretizadas.

Algo que funcionou ali, foi o Zoológico da cidade. O Zoológico de BH estava previsto para existir em uma área do bairro de Lourdes. Como o projeto não saiu como esperado, o primeiro Zoológico funcionou entre as décadas de 20 e 50 no Parque Municipal.

O local abrigou pequenas espécies de mamíferos, e aves, até que na década de 50 os animais foram transferidos para o local que conhecemos como Zoológico atualmente, na Pampulha.

O Parque leva o nome oficial de Américo René Gianetti, que foi um prefeito de BH nos anos 1950 e que fez uma grande obra de reforma no parque, principalmente depois dos anos onde houveram a Segunda Guerra Mundial.

Hoje, nosso Parque Municipal é um parque democrático, popular e frequentado por pessoas de diversas classes sociais, com áreas verdes, brinquedos gratuitos e pagos, quadras poliesportivas, áreas para caminhada e ciclismo, lagoas com a possibilidade de passeio de barcos a remo, e um bar.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Posts Relacionados

A catedral que não saiu do papel
16 abr

A catedral que não saiu do papel

Quando Aarão Reis desenhou o projeto da nova capital de Minas Gerais no final do século XIX, ele imaginou uma cidade moderna, organizada, com amplas avenidas e espaços bem definidos.

Comida di Buteco 2025 em BH: 25 anos de paixão pelos botecos!
07 abr

Comida di Buteco 2025 em BH: 25 anos de paixão pelos botecos!

25 anos de paixão pelos botecos! Você sabia que o Comida di Buteco nasceu em Belo Horizonte? É por isso que tem esse “U”, do jeitinho que a gente fala.

Carnaval de Belo Horizonte: História, Tradição e a Evolução da Folia na Capital Mineira
27 fev

Carnaval de Belo Horizonte: História, Tradição e a Evolução da Folia na Capital Mineira

O Carnaval pelas ruas de BH é hoje um dos maiores e mais vibrantes do Brasil. Mas você sabia que, apesar do formato atual ser uma festa considerada nova, o